AQUAPONIA

História

Entre os séculos XI e XII os Aztecas (até então um povo nómada), como forma de enfrentar as adversidades causadas pelas íngremes colinas que serviam de margens ao lago Tenochtitlan onde se fixaram, recolheram arbustos, galhos e fibras e fizeram ilhas flutuantes, completando com o solo do fundo e das margens do lago.

As Chinampas são herança do povo Asteca e cultivadas tradicionalmente até os dias de hoje.

Aquaponics Inca

O que é a Aquaponia?

Aquaponia é, provavelmente, o sistema mais eficiente para produzir simultaneamente plantas e proteína animal (peixes), juntando assim a Aquacultura com a Hidroponia naquilo que é considerado uma simbiose perfeita entre plantas e animais.

 Através de um sistema biológico utiliza os pontos fortes da aquacultura e da hidroponia resolvendo assim o problema dos resíduos de ambos os métodos, sendo livre de pesticidas e herbicidas e utilizando um recurso mínimo de energia.

A água rica em nutrientes que resulta da piscicultura é uma fonte de fertilizante orgânico natural, graças ao ciclo do azoto. Este é um processo microbiano que converte os resíduos dos peixes em formas biologicamente disponíveis de nitrato que promovem o crescimento saudável e robusto das plantas.

Biológico

Virtualmente 100% ecológico       

Ecológico

Reduz o consumo de recursos naturais

Económico e Rentável

Produtos com um maior valor acrescentado

Auto-Consumo

Sistema versátil para qualquer família ou negócio

Livre de Pesticidas

Ausência total de pesticidas e herbicidas químicos

Eficiente

Mais produto com menos tempo e menos recursos