GardenPonics @ Campus Politécnico

GreenFin Aquaponics @ Campus Politécnico

GardenPonics

A parceria entre a GreenFin Aquaponics e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre, na pessoa do seu diretor Professor Miguel Serafim, resultou na colocação de um Sistema Circular Aquaponico – GardenPonics, no lago de acesso ao Edifício 1 do Campus Politécnico.

O sistema GardenPonics utiliza um método de produção alimentar Aquaponico aliando a Aquacultura e a Hidroponia, num único Sistema Circular ProdutivoAquaponia.

A utilização da água proveniente dos peixes em Aquacultura,
é processada por meio biológico, originado nutrientes necessários para a produção de plantas em Hidroponia.
O ciclo é fechado retornando a mesma água, agora limpa, à Aquacultura.

A Aquaponia é desta forma o verdadeiro Sistema Produtivo Circular.

GardenPonics

O que é a Aquaponia?

A Aquaponia é, provavelmente, o sistema mais eficiente para produzir simultaneamente plantas e proteína animal (peixes), juntando assim a Aquacultura com a Hidroponia naquilo que é considerado uma simbiose perfeita entre plantas e animais, tornando este método produtivo num verdadeiro Sistema Circular.

Através de um sistema biológico, utiliza os pontos fortes da aquacultura e da hidroponia resolvendo assim o problema dos resíduos de ambos os métodos produtivos, sendo livre de pesticidas e herbicidas, otimizando os recursos naturais (água) produzindo mais, em menos tempo.

A água rica em nutrientes que resulta da aquacultura é uma fonte de fertilizante orgânico natural, graças ao ciclo do azoto.
Este é um processo microbiológico que converte os resíduos dos peixes em formas biologicamente disponíveis de nitrato e outros nutrientes essenciais, que promovem o crescimento saudável e robusto das plantas.

Plantas

Tomilho
Tagetes
Hortelã
Manjericão
Poejo
Morango
Cebolinho
Salva
Oregão
Couve Roxa
Agrião
Agrião_aquaponics
Alface

Peixes

Pimpão
Carassius auratus