Uncategorized

Pode a Aquaponia ser a solução para garantir alimentação em face do coronavírus (COVID 19) e outras pandemias no futuro?

aquaponia coronavirus

   Tendo em vista a atual situação mundial face ao alastramento do Coronavirus ou vírus COVID-19 e do potencial disruptivo nas cadeias de distribuição que uma situação de pandemia pode resultar, é importante não só conter e mitigar a propagação do vírus nesta fase, como também identificar mecanismos e solução que possam isoladamente ou em conjunto no futuro, minimizar os problemas que possam ocorrer em toda a cadeia de valor do setor primário, desde a produção, distribuição e comercialização de alimentos à população, essa solução pode ser a Aquaponia.

commercial aquaponics

A Aquaponia, (em conjunto com outros métodos modernos de produção) é um desses sistemas produtivos que tem a potencialidade de resolver problemas de segurança alimentar, disrupção de cadeias de distribuição e diminuição da produção através de métodos convencionais baseados na utilização de combustíveis fósseis.

   Antes de mais convém explicar o que é e no que consiste a aquaponia.
   A aquaponia é um sistema circular produtivo que congrega num único circuito fechado ou semifechado dois outros métodos produtivos: – a Aquacultura e a Hidroponia. Através da manutenção e/ou produção de espécies aquícolas em circuito fechados, tais como tanques e onde é agregado um sistema hidropónico de produção de vegetais.
   A utilização de sistema fechado ou semifechado resulta num sistema circular, onde um dos problemas da aquacultura: resíduos orgânicos e inorgânicos é a base para o desenvolvimento dos nutrientes necessários para a Hidroponia. Isto resulta na verdadeira definição de Economia Circular, onde os resíduos de uma atividade é um dos componentes fundamentais ao desenvolvimento de outra atividade.

aquaponics system

   Não só aquaponia resolve os problemas dos resíduos da aquacultura, como também contribui para a sustentabilidade dos ecossistemas e do meio ambiente, visto que sendo um circuito fechado ou semifechado o consumo de água neste método produtivo é reduzido em cerca de 90%.

   Mas não se fica por aqui as vantagens da utilização da Aquaponia, muito embora as referidas anteriormente possam ser muito relevantes, dado a situação mundial atual, a aquaponia tem a enorme vantagem de conseguir produzir mais quantidade de alimentos e em menor tempo por metro quadrado que a agricultura em solo.

  E é neste ponto que nos deveremos focar neste momento e no futuro, a produção de forma consciente, sustentável, ecológica e biológica (sim, sistemas aquaponicos têm a potencialidade de ser orgânicos e biológicos), fornecendo alimento nutritivos com uma maior taxa de produção por inputs.

aquaponics FAO

   Outra das vantagens que a aquaponia potencia é que podem ser colocados sistemas circulares aquaponicos em virtualmente qualquer lugar, terrenos não aptos para cultivo, desde bunkers subterrâneos, fábricas abandonadas, dentro de edifícios residenciais ou escritórios, telhados de edifícios, supermercados, centros comercias ou até mesmo, dento de casa, nas suas varandas ou nos seus quintais.

   Esta é por ventura uma das grandes vantagens e potencialidades futuras da aquaponia, a possibilidade de produção de alimentos nutritivos acessíveis localmente nas comunidades, vilas, cidades e grandes metrópoles, utilizando as novas tecnologias informáticas e de IOT (Internet Off Things), iluminação LED e energia renovável, para colmatar a exposição de cada comunidade, cidade ou país, a ameaças globais capazes de colocar em casa a segurança alimentar e potencialmente a segurança geral de um país tal como Portugal face a ameaças externas.

rooftop aquaponics
GreenFin Aquaponics

GreenFin Aquaponics é uma AgroTech sediada em Portalegre, com origem no Instituto Politécnico de Portalegre.
Fruto da Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Circulares de Aquaponia, obtidos através da integração de dois métodos distintos de produção alimentar: – a Aquacultura e a Hidroponia. Num único sistema, a Aquaponia fornece um método produtivo integrado, sustentável, biológico, ecológico e económico tanto para o consumidor como para o produtor.

www.greenfin-aquaponics.com
geral@greenfin-aquaponics.com 

© 2020 GreenFin Aquaponics

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *