NewsVideos

Pode a Aquaponia salvar o Mundo?

O futuro da agricultura poderá depender de dejetos de peixe?

Considerada uma alternativa sustentável à agricultura tradicional, a aquaponia está a mudar a forma como cultivamos alimentos.

 À medida que a população mundial aumenta e as áreas urbanas se expandem, a quantidade de terra adequada para o cultivo diminui, mas a aquaponia oferece uma solução inovadora que pode alimentar milhões de pessoas sem a necessidade de solo.

O sistema funciona criando peixes e plantas juntos num sistema  circular semi-fechado. 

O peixe produz resíduos, que são filtrados para remover sólidos e, transformados em água rica em nutrientes através de um processo bacteriano de duas etapas.

A água enriquecida é então bombeada para um tanque separado, onde as plantas flutuam em canteiros sem solo, iluminados por lâmpadas LED especiais que fornecem a luz ideal para o crescimento.
Por meio desse método, as culturas crescem 20% mais rápido que as plantas cultivadas usando técnicas tradicionais de cultivo.

É por esse motivo que, a aquaponia está emergindo como uma opção sustentável para cidades, ilhas e regiões em desenvolvimento onde os recursos terrestres e hídricos podem ser limitados.

Aprenda como esta técnica em constante evolução, está a cultivar alimentos para o futuro neste último vídeo da Decoder.
Para saber mais, leia “Do tanque à mesa” na edição de Agosto de 2019 da revista National Geographic.

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *